Habitação própria e Permanente VS habitação secundária:
Sabe a diferença? É muito simples:
Para aquisição de habitação própria e permanente, as regras do Banco de Portugal dizem que o financiamento bancário poderá ir até aos 90%, sendo obrigatório dispor de 10% do valor total da casa para dar de entrada. O financiamento a 100% é muito raro, e apenas para alguns imóveis de banco, que nem sempre são atrativos, pelo estado em que se encontram, mas novamente, cada caso é um caso.
Estamos num cenário complexo, onde apenas se fala da subida das taxas de juro. Neste contexto, as taxas variáveis estão a subir à boleia da Euribor. As taxas fixas também estão a aumentar, já que os bancos têm de adaptar a oferta de taxas fixas de forma a poder absorver subidas acima dos valores expectáveis.
Os bancos da Zona Euro adaptaram os critérios de crédito para empréstimos de Crédito Habitação “afunilando” tornando cada vez mais difícil o acesso ao crédito, no terceiro trimestre de 2022. O Banco de Portugal também alinhou no que diz respeito a recomendações que também estão a dificultar em muito o acesso ao Crédito, e a deixar cair operações que nos meses anteriores estavam aprovadas. Esta tendência irá continuar nos próximos meses. O argumento é o mesmo “evitar aumento de situações de incumprimento”.